Área de Formação - Trabalho Social e Educação

Formação de Ama

Este curso está de acordo com o Decreto-Lei n.º 115/2015 (Termos e as condições para o acesso à profissão e o exercício da atividade de ama), informação que consta no capítulo II – secção I – Artigo 7.º, alínea 4-b) ” Ter concluído, com aproveitamento, as unidades de formação de curta duração do Catálogo Nacional de Qualificações na área dos serviços de apoio a crianças e jovens.” Foi desenvolvido de modo a dotar os formandos de capacidades competências técnicas de forma a serem profissionais qualificados aptos a cumprir um conjunto amplo de tarefas, tais como: o acolhimento, a elaboração de atividades pedagógicas, organizar o período das refeições e de repouso das crianças, bem como executar todas as rotinas de higiene.
Conforme legislação, Decreto-Lei n.º 115/2015
3 prestações de 135€ ou a pronto de pagamento 350€
As restantes prestações deverão ser pagas por transferência bancária, Mbway ou Referência Multibanco

350,00 

Com início a 18 de Dezembro
Duração de 3 meses
No formato de E-Learning
Carga horária de 150 horas

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Pré-requisitos

– Computador com acesso à Internet.

Área de Formação: 761 – Serviços de Apoio a Crianças e Jovens

Destinatários do Curso/Saídas Profissionais

O presente curso é destinado a candidatos ativos ou desempregados que pretendam desenvolver carreira profissional como Ama, tendo como funçôes:

• Identificar os serviços e respostas sociais e educativas disponíveis para a 1ª infância.
• Utilizar os mecanismos de apoio e referenciação previstos na lei de proteção de crianças e jovens em perigo.
• Identificar os fatores condicionantes do desenvolvimento da criança dos 0 aos 3 anos.
• Identificar os sinais de alerta relativos aos problemas de desenvolvimento da criança dos 0 aos 3 anos.
• Reconhecer os tipos de alterações nas funções ou estruturas do corpo da criança dos 0 aos 3 anos.
• Aplicar os cuidados básicos de saúde da criança.
• Aplicar as regras básicas e normas de higiene, repouso, conforto, nutrição e segurança.
• Identificar e implementar medidas de redução do risco de acidente.
• Aplicar técnicas de primeiros socorros.
• Identificar os materiais lúdico-didáticos e equipamentos necessários para o exercício da atividade de ama.
• Planificar as rotinas diárias e as atividades promotoras do desenvolvimento das crianças.
• Desenvolver as atividades lúdico-didáticas relacionando-as com o quotidiano das crianças na família e comunidade.
• Colaborar com a família na defesa do superior interesse da criança.

A Ama poderá exercer a sua atividade em Creches, Jardins de Infância e residência própria.

Objetivos Gerais

Dotar os formandos de capacidades competências técnicas de forma a serem profissionais qualificados aptos a cumprir um conjunto amplo de tarefas, tais como: o acolhimento, a elaboração de atividades pedagógicas, organizar o período das refeições e de repouso das crianças, bem como executar todas as rotinas de higiene. No final deste curso os formandos deverão ser capazes de demonstrar conhecimentos e competências adequadas e necessárias à prática da atividade de Ama.

Objetivos Específicos

Com a conclusão da formação, os formandos deverão ser capazes de:
• Identificar os requisitos e as condições para o acesso e exercício da atividade de ama.
• Identificar os serviços e respostas sociais e educativas disponíveis para a 1ª infância.
• Utilizar os mecanismos de apoio e referenciação previstos na lei de proteção de crianças e jovens em perigo.
• Reconhecer os princípios éticos e deontológicos no trabalho com crianças.
• Reconhecer as fases do desenvolvimento da criança dos 0 aos 3 anos.
• Identificar os fatores condicionantes do desenvolvimento da criança dos 0 aos 3 anos.
• Identificar os sinais de alerta relativos aos problemas de desenvolvimento da criança dos 0 aos 3 anos.
• Reconhecer os tipos de alterações nas funções ou estruturas do corpo da criança dos 0 aos 3 anos.
• Aplicar os cuidados básicos de saúde da criança.
• Aplicar as regras básicas e normas de higiene, repouso, conforto, nutrição e segurança.
• Identificar e implementar medidas de redução do risco de acidente.
• Aplicar técnicas de primeiros socorros.
• Identificar os materiais lúdico-didáticos e equipamentos necessários para o exercício da atividade de ama.
• Planificar as rotinas diárias e as atividades promotoras do desenvolvimento das crianças.
• Desenvolver as atividades lúdico-didáticas relacionando-as com o quotidiano das crianças na família e comunidade.
• Reconhecer a importância da integração dos valores e princípios educativos na atividade de ama.
• Identificar os modelos familiares e as diferentes formas de parentalidade.
• Colaborar com a família na defesa do superior interesse da criança.
• Conciliar a vida familiar com a atividade de ama.

Certificação

No final do curso os formandos aprovados receberão a certificação de todas as UFCD´s (Unidades de Formação de Curta Duração) realizadas, num total de 275 horas, através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pela DGEEC (Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência). O certificado será emitido de acordo com o previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

O Certificado de Qualificações é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

Vantagens de fazer Formação na nossa Entidade

– Formação Certificada e por isso dedutível em 30% nas despesas de IRS;
– Conteúdos disponíveis 24h/dia em qualquer local;
– Plataforma de formação à distância de fácil utilização;
– Preço competitivo e pagamento em prestações;
– Experiência desde 2002.

Programa de Formação
Este curso foi elaborado com base no Catálogo Nacional de Qualificações

UFCD 9182 – Enquadramento legal e princípios éticos e deontológicos no exercício da atividade de ama
UFCD 9183 – Desenvolvimento da criança dos 0 aos 3 anos – iniciação
UFCD 9184 – Saúde, nutrição, higiene, segurança, repouso e conforto da criança dos 0 aos 3 anos – regras básicas
UFCD 9185 – Cuidados de rotina diária e atividades promotoras do desenvolvimento da criança
UFCD 9186 – Modelos familiares e formas de parentalidade

Organização da Formação
Os cursos E-learning são organizados de modo a serem feitos totalmente à distância, estão disponíveis 24 horas por dia para que possa fazer o curso nos horários e locais por si definidos. Têm estrutura modular, sendo compostos por um ou vários módulos e não têm qualquer sessão presencial.
Na generalidade dos cursos, cada módulo é organizado de modo a tornar fácil a aprendizagem sendo normalmente constituídos por diversos tipos de materiais pedagógicos. Tipicamente em cada módulo irá encontrar:
– Uma introdução na qual são referidos os conteúdos a tratar, os materiais pedagógicos a utilizar e o tipo de avaliação no final.
– Um manual, em formato PDF, onde estão os conteúdos do módulo.
– Vídeos práticos explicativos das técnicas (quando necessário e possível).
– Outros documentos de apoio (Vídeos, links para sites, artigos, e-books, ou outros consoante o assunto)
– Exercícios práticos referentes aos conteúdos do módulo.
– Avaliação do módulo (Teste sumativo ou Proposta de Trabalho)
No início de cada curso, convidamos os formandos a utilizar a plataforma de aprendizagem com o apoio de um pequeno guia, contando, no entanto, com o apoio permanente da nossa equipa.
Durante o curso o formando é permanentemente acompanhado de modo a garantir o processo de aprendizagem. É promovido o contacto assíncrono (via e-mail ou por mensagem) de modo a esclarecer dúvidas e trocar conhecimentos ou experiências.

Modalidade de Formação
Este curso enquadra-se na modalidade de formação contínua certificada. Priorizamos metodologias dinâmicas e interativas para que o/a formando/a tenha um percurso formativo o mais didático possível, impedindo a sua desmotivação para a aprendizagem.
A avaliação das aprendizagens será efetuada pela análise do desenvolvimento de cada formando ao longo da ação.
No fim da formação também os formandos irão avaliar a formação, preenchendo os questionários de satisfação face às condições de realização da formação e face ao formador.
Também o formador avalia as condições de realização da formação e o grupo de formandos. Estes questionários são posteriormente alvo de análise e são utilizados para os processos de melhoria contínua.

Formador(es)

Dra. Joana de Barros

Habilitações Académicas

• Licenciatura Pré-Bolonha em Psicologia Aplicada – Clínica
• Especialização em Gestão da Formação
• Certificado de Competências Pedagógicas (CCP)
• Certificate in Advanced English (C1) Cambridge
• Técnica de Termalismo
• Moodle para Professores e Educadores
• Formação em Ensino Aberto e à Distância
• Psicoterapias de Apoio
• Inteligência Emocional
• Creating open educational resources
• Vamos prevenir o bullying, disabillist bullying
• Intervenção Social com famílias vulneráveis
• Special Education Needs
• Dyslexic Therapist

Experiência Profissional

• Ensino de Inglês 1º e 2º ciclo
• Psicóloga
• Coordenadora Pedagógica
• Assistente pedagógica em crianças com perturbação do espectro do autismo e problemas do desenvolvimento (Inglaterra)
• Técnica de Termalismo
• Formadora na área da prevenção e atuacao contra o bullying com crianças e jovens socialmente vulneráveis
• Animadora – ATL

Experiência como Formadora

Área de NEE:

• Formadora do curso de Intervenção Psicoterapêutica na Trissomia 21
• Formadora do curso de Técnico de Ação Educativa

Área da Psicologia:

• Formadora do curso de Intervenção Psicoterapêutica com base nas Psicoterapias de Apoio
• Formadora do curso Lidar com a Depressão
• Formadora do curso Gestão de Conflitos
• Formadora do curso de Programa de Suporte, Prevenção e Atuação
• Formadora do curso de Formação de Mentores

Área do Trabalho Social:

• Formadora do curso de Técnico de Geriatria
• Formadora do curso de Animador Sociocultural

Área da Hidroterapia:

• Formadora do curso de Técnico de SPA e Hidrobalneoterapia
• Formadora do curso de Hidroterapia

Área da Formação Pedagógica:

• Formadora de vários módulos do curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores B-Learning

Educadora Ana Rosendo

Habilitações Académicas

Licenciatura em Educação de Infância
Prática Pedagógica IV
Curso Primeiros Socorros Infantis
Formação de Iniciação aos Quadros Interativos e Software A-migo
Formação Pedagógica Inicial de Formadores com Especialização em Igualdade de Género
Formação de Informática e Quadros Interativos
Formação em Modo de Produção Integrada
Formação em Modo de Produção Biológico

Experiência Profissional

• Monitora de Ocupação de Tempos Livres
• Educadora de Infância
• Professora de AEC’s 1º ciclo
• Professora de Técnica Pedagógica e Intervenção Educativa
• Professora das disciplina Técnicas do Curso Profissional de Técnico de Ação Educativa

Experiência como Formadora

• Formadora de Comportamentos Disfuncionais na Criança
• Formadora do curso de Técnico de Ação Educativa

 

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