Programa
M1. Ética e deontologia profissionais (UFCD 9631)
M2. Espaços socioeducativos (UFCD 10651)
M3. Desenvolvimento das Crianças e Jovens (UFCD 9635)
M4. Cuidados básicos de higiene em crianças e jovens (UFCD 9852)
M5. Prestação de cuidados básicos- Alimentação (UFCD 8854)
M6. Cuidados de saúde primários – crianças e jovens (UFCD 9641)
M7. Segurança e Prevenção de Acidentes com Crianças e Jovens (UFCD 9636)
M8. Atividades pedagógicas do quotidiano da criança (UFCD 9639)
M9. Técnicas de animação para crianças e jovens (UFCD 9851)
M10. Planeamento e Desenvolvimento de Atividades de Tempos Livres (UFCD 3287)
M11. Atividades Lúdico-expressivas (UFCD 10660)
M12. Linguagem Plástica – elementos estruturantes (UFCD 10656)
M13. Intervenção pedagógica com crianças e jovens com NEE (UFCD 9647)
Organização da Formação
O curso está organizado no formato e-learning com sessões assíncronas: As sessões assíncronas, serão realizadas na nossa plataforma, de acordo c/ a sua disponibilidade diária de horário, não têm horário fixo e desenvolvem-se de acordo com o cronograma.
Na generalidade dos cursos, cada modulo é organizado de modo a tornar fácil a aprendizagem sendo normalmente constituídos por diversos tipos de materiais pedagógicos. Tipicamente em cada módulo irá encontrar:
Uma introdução na qual são referidos os conteúdos a tratar, os materiais pedagógicos a utilizar e o tipo de avaliação no final.
Um manual, em formato PDF, onde estão os conteúdos do módulo.
Vídeos práticos explicativos das técnicas (quando necessário e possível).
Outros documentos de apoio (Vídeos, links para sites, artigos, e-books, ou outros consoante o assunto)
Exercícios práticos referentes aos conteúdos do módulo.
Avaliação do módulo (Teste sumativo ou Proposta de Trabalho)
No início de cada curso, convidamos os formandos a utilizar a plataforma de aprendizagem com o apoio de um pequeno guia, contando, no entanto, com o apoio permanente da nossa equipa.
Durante o curso o formando é permanentemente acompanhado de modo a garantir o processo de aprendizagem. É promovido o contacto assíncrono (via e-mail ou por mensagem) de modo a esclarecer dúvidas e trocar conhecimentos ou experiências.
Modalidade de Formação
Este curso enquadra-se na modalidade de formação contínua certificada. Priorizamos metodologias dinâmicas e interativas por forma a que o/a formando/a tenha um percurso formativo o mais didático possível, impedindo a sua desmotivação para a aprendizagem.
A avaliação das aprendizagens será efetuada pela análise do desenvolvimento de cada formando ao longo da ação.
No fim da formação também os formandos irão avaliar a formação, preenchendo os questionários de satisfação face às condições de realização da formação e face ao formador.
Também o formador avalia as condições de realização da formação e o grupo de formandos. Estes questionários são posteriormente alvo de análise e são utilizados para os processos de melhoria contínua.