Área de Formação - Contabilidade

Promoção!

Técnico de Contabilidade – Nível IV

Pretende-se que durante o curso os formandos desenvolvam competências, atitudes e capacidades adequadas e necessárias à prática da atividade de Técnico de Contabilidade, nomeadamente no que diz respeito a organizar e efetuar o registo e tratamento de dados contabilísticos de uma empresa ou serviço público.
ou 12 prestações de 125,00
Promoção de 17 de Julho a 22 de Julho

O preço original era: 1500,00 €.O preço atual é: 1250,00 €.

Com início a 22 de Julho
Duração de 12 meses
No formato de B-Learning
Carga horária de 1050 Horas

Por favor, preencha os dados abaixo para enviar a sua Pré Inscrição

Pré-requisitos

12.º ano de escolaridade.
Computador com acesso à Internet, com câmara e Microfone

Destinatários do Curso/Saídas Profissionais

O curso de Técnico de Contabilidade é dirigido a todos os que pretendam desenvolver uma carreira profissional como Técnico(a) de Contabilidade em:

Empresas de contabilidade
Empresas com contabilidade organizada.
Apoio a TOC (Técnicos oficiais de contas).

Objetivo Geral

Pretende-se que no final do curso os formandos tenham adquirido os conhecimentos, atitudes e competências técnicas adequadas e necessárias à prática da atividade de Técnico de Contabilidade.

Objetivos Específicos

– Organizar e classificar os documentos contabilísticos da empresa ou serviço público;
– Analisar a documentação contabilística, verificando a sua validade e conformidade, e separa-la de acordo com a sua natureza;
– Classificar os documentos contabilísticos, em função do seu conteúdo, registando os dados referentes à sua movimentação, utilizando para o efeito o Sistema de Normalização Contabilística do setor respetivo;
– Efectuar o registo das operações contabilísticas da empresa ou serviço público, ordenando os movimentos pelo débito e crédito nas respetivas contas, de acordo com a natureza do documento, utilizando aplicações informáticas e documentos e livros auxiliares e obrigatórios;
– Contabilizar as operações da empresa ou serviço público, registando débitos e créditos;
– Calcular ou determinar e registar impostos, taxas, tarifas a receber e a pagar;
– Calcular e registar custos e proveitos;
– Registar e controlar as operações bancárias, extratos de contas, letras e livranças, bem como as contas referentes a compras, vendas, clientes, fornecedores, outros devedores e credores e demais elementos contabilísticos incluindo amortizações e provisões;
– Preparar, para a gestão da empresa ou serviço público, a documentação necessária ao cumprimento das obrigações legais e ao controlo das atividades;
– Preencher ou conferir as declarações fiscais, e outra documentação, de acordo com a legislação em vigor;
– Preparar dados contabilísticos úteis à análise da situação económico-financeira da empresa ou serviço público, nomeadamente, listagens de balancetes, balanços, extratos de conta, demonstrações de resultados e outra documentação legal obrigatória;
– Recolher dados necessários à elaboração, pela gestão, de relatórios periódicos da situação económico financeira da empresa ou serviço público, nomeadamente, orçamentos, planos de ação, inventários e relatórios;
– Organizar e arquivar todos os documentos relativos à atividade contabilística.

UFCD 0649 – Estrutura e comunicação organizacional 50 horas
UFCD 0653 – Arquivo – organização e manutenção 25 horas
UFCD 0567 – Noções de fiscalidade 25 horas
UFCD 0568 – Imposto sobre o valor acrescentado (IVA) 50 horas
UFCD 0575 – Imposto sobre o rendimento (IRS) 50 horas
UFCD 0576 – Imposto sobre o rendimento (IRC) 50 horas
UFCD 0577 – Impostos sobre o património 25 horas
UFCD 0563 – Legislação comercial 25 horas
UFCD 0670 – Contrato de compra e venda 25 horas
UFCD 0668 – Ficheiros de armazém e contas correntes 25 horas
UFCD 0571 – Aplicações informáticas de gestão – área comercial 25 horas
UFCD 0578 – Médias, percentagens e proporcionalidades 25 horas
UFCD 0580 – Cálculo financeiro e actuarial 50 horas
UFCD 0678 – Recursos Humanos – processamento de vencimentos 25 horas
UFCD 8534 – Sistema de segurança social 25 horas
UFCD 0616 – Aplicações informáticas de gestão de pessoal 25 horas
UFCD 6214 – Sistema de Normalização Contabilística 25 horas
UFCD 6215 – Código de contas e normas contabilísticas 50 horas
UFCD 6216 – Modelos de demonstrações financeiras 50 horas
UFCD 0574 – Encerramento anual de contas 50 horas
UFCD 6217 – Gastos, rendimentos e resultados 50 horas
UFCD 6218 – Gastos de produção 50 horas
UFCD 0584 – Sistemas de custeio 25 horas
UFCD 0619 – Métodos e técnicas de análise económica e financeira 50 horas
UFCD 0622 – Auditoria e controlo interno 50 horas
UFCD 6219 – Tratamento informatizado de documentos contabilísticos 50 horas
UFCD 6736 – Recursos humanos – relatório único 25 horas
UFCD 10746 – Segurança e Saúde no Trabalho – situações epidémicas/pandémicas – 25 horas
UFCD 10759 – Teletrabalho – 25 horas

Certificação

Após frequência com aproveitamento em todas as UFCD (nota igual ou superior a 9,5 valores, de acordo com a escala de 0-20) e aprovação da componente prática (estágio + relatório de estágio), os formandos receberão a certificação de todas as UFCD´s (Unidades de Formação de Curta Duração) realizadas, num total de 1050 horas, através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pela DGEEC (Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência). O certificado será emitido de acordo com o previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

O Certificado de Qualificações é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

O curso de Técnico de Contabilidade confere ao formando o direito a receber um Certificado de Formação Profissional em Técnico de Contabilidade. Esta categoria profissional (nível IV) pode ser solicitada pelo formando, se titular do 12º ano de escolaridade, num centro Qualifica.

Vantagens de fazer Formação na nossa Entidade

Formação Certificada e por isso dedutível em 30% nas despesas de IRS;
Conteúdos disponíveis 24h/dia em qualquer local;
Plataforma de formação à distância de fácil utilização;
Preço competitivo e pagamento em prestações;
Experiência desde 2002.

Forma de Organização

O curso está organizado no formato b-learning com sessões síncronas e assíncronas: As sessões assíncronas, serão realizadas na nossa plataforma, de acordo com a sua disponibilidade diária de horário, não têm horário fixo e desenvolvem-se de acordo com o cronograma. Mensalmente haverá uma (1) sessão síncrona (em direto com a formadora), via ZOOM, em horário pós-laboral, a definir.

Modalidade de Formação

Desde a data de início de cada edição do curso, e ao longo de todo o curso, são disponibilizados na Plataforma Moodle novos módulos, os quais encerram de acordo com a sua carga horária em tempo considerado adequado para a realização do mesmo módulo. Isto garante que, o formando, possa adequar-se ao nível de envolvimento exigido por cada módulo.

As horas de formação incluem horas letivas (síncronas e assíncronas), de autoestudo e contato, de acordo com o horário e calendarização entregue ao formando no início da formação. Além disso, também é dada a oportunidade aos formandos de verem ser esclarecidas todas as dúvidas existentes. As sessões decorrerão de acordo com a calendarização fornecida aos formandos.

Este curso enquadra-se na modalidade de formação Modular certificada, seguindo o programa do Catálogo Nacional de Qualificações. Priorizamos metodologias dinâmicas e interativas por forma a que o/a formando/a tenha um percurso formativo o mais didático possível, impedindo a sua desmotivação para a aprendizagem.

Priorizamos metodologias dinâmicas e interativas por forma a que o/a formando/a tenha um percurso formativo o mais didático possível, impedindo a sua desmotivação para a aprendizagem. Será utilizada uma metodologia expositiva, intercalando com metodologias ativas e demonstrativas, com troca de experiências, brainstorming, e outros exercícios práticos, através de práticas simuladas.
Método Expositivo: exposição dos conteúdos do módulo;
Método Ativo: resolução de casos clínicos (role play), comentar e refletir sobre os recursos disponibilizados (documentação de suporte e hiperligações);
Método Interrogativo: responder a questões lançadas no fórum da ação de formação.

A carga horária será distribuída por sessões letivas, trabalho de investigação orientado e solicitado, estudo acompanhado e avaliação. Este curso está estruturado em 29 UFCD’s/módulos com diferentes cargas horárias (25 ou 50 horas), de acordo com o apresentado no Programa.

Avaliações
Ainda não existem avaliações
Partilhar esta página