Área de Formação - Trabalho Social e Educação

Trissomia 21 – Intervenção Pedagógica

O curso de Intervenção Psicoterapêutica na Trissomia 21  foi desenvolvido de modo a dotar os formandos de capacidades para mobilizar os conhecimentos, as aptidões e as atitudes necessárias ao desenvolvimento e aplicação de estratégias de intervenção eficazes nos domínios afetivo, social e intelectual.

79,00 

Entrada Imediata
Duração de 1 Mês
No formato de E-Learning
Carga horária de 50 Horas

Por favor, preencha os dados abaixo para enviar a sua Pré Inscrição

Pré-requisitos

– Escolaridade mínima obrigatória.
– Computador com acesso à Internet, com câmara e Microfone.

Destinatários do curso

O curso de Intervenção Psicoterapêutica na Trissomia 21 é dirigido a todos os que pretendam desenvolver competências nesta área.

Saídas Profissionais

O curso de Intervenção Psicoterapêutica na Trissomia 21 é dirigido a todos os que pretendam adquirir competências nesta área e aplica-las em contexto profissional sob orientação de profissionais especializados.

Objetivo Geral:

No final do curso os formandos deverão ser capazes de entender a trissomia 21 enquanto doença e desenvolver e aplicar estratégias de intervenção eficazes nos domínios afetivo, social e intelectual.

Objetivos Específicos:

a) No final da formação, os formandos deverão ser capazes de contextualizar a doença, definir os diferentes tipos de Trissomia 21, reconhecer os aspetos genéticos e físicos associados à doença, identificar as causas e fatores de risco (etiologia), explicar os principais problemas médicos subjacentes a esta doença, interiorizar os aspetos associados à Parentalidade e Trissomia 21, definir e caracterizar os diferentes tipos de Prevenção para além de dar exemplos de cada um deles no caso da Trissomia 21.

b) No final do módulo, o formando será capaz de Identificar as principais características do ponto de vista intelectual de pessoas com Trissomia 21, enumerar e definir as principais características do ponto de vista social e afetivo de pessoas com Trissomia 21, refletir sobre os aspetos ligados à sexualidade nas pessoas com Trissomia 21.

c) No final da aula será capaz de definir o conceito de suporte social, reconhecer a importância do suporte social na Trissomia 21, identificar as diferentes etapas de avaliação na Trissomia 21, compreender e identificar as áreas de intervenção que integram o processo de acompanhamento das pessoas com Trissomia 21.

d) No final da aula será capaz de definir o conceito de inclusão social, conhecer os principais documentos que promovem a inclusão de pessoas com deficiência, compreender os objetivos terapêuticos para as diferentes etapas do desenvolvimento educativo das crianças e jovens com Trissomia 21, compreender o funcionamento dos Centros de Atividade Ocupacional para jovens com deficiência mental, explicar o funcionamento dos Centros de Emprego Protegido para jovens com deficiência mental, compreender o funcionamento dos Centros de Formação Profissional para jovens com deficiência mental, utilizar os Planos de Intervenção propostos para o acompanhamento de pessoas com Trissomia 21.

Certificação

A entidade formadora, Grande Génio, Lda., é certificada pela DGERT pelo que no final do curso os formandos aprovados receberão um certificado de qualificações emitido através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

O Certificado de Qualificações é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 9,50 valores.

Vantagens de fazer Formação na nossa Entidade

– Formação Certificada e por isso dedutível em 30% nas despesas de IRS;
– Conteúdos disponíveis 24h/dia em qualquer local;
– Plataforma de formação à distância de fácil utilização;
– Preço competitivo e pagamento em prestações;
– Experiência desde 2002.

Programa

– Módulo I – Contextualização da doença
– Módulo II – Desenvolvimento cognitivo, social e afetivo
– Módulo III – Área de avaliação, intervenção e acompanhamento.
– Módulo IV – Estratégias de intervenção.

O curso está organizado no formato e-learning c/ sessões assíncronas realizadas na nossa plataforma, de acordo c/ a sua disponibilidade diária de horário e cumprindo com as datas do cronograma.

Este curso enquadra-se na modalidade de formação Modular Contínua certificada. Priorizamos metodologias dinâmicas e interativas por forma a que o/a formando/a tenha um percurso formativo o mais didático possível, impedindo a sua desmotivação para a aprendizagem.

A avaliação das aprendizagens será efetuada pela análise do desenvolvimento de cada formando ao longo da ação.

No fim da formação também os formandos irão avaliar a formação, preenchendo os questionários de satisfação face às condições de realização da formação e face ao formador.

Também o formador avalia as condições de realização da formação e o grupo de formandos. Estes questionários são posteriormente alvo de análise e são utilizados para os processos de melhoria contínua.

Formador(es)

Dra. Joana de Barros

Habilitações Académicas

• Licenciatura Pré-Bolonha em Psicologia Aplicada – Clínica
• Especialização em Gestão da Formação
• Certificado de Competências Pedagógicas (CCP)
• Certificate in Advanced English (C1) Cambridge
• Técnica de Termalismo
• Moodle para Professores e Educadores
• Formação em Ensino Aberto e à Distância
• Psicoterapias de Apoio
• Inteligência Emocional
• Creating open educational resources
• Vamos prevenir o bullying, disabillist bullying
• Intervenção Social com famílias vulneráveis
• Special Education Needs
• Dyslexic Therapist

Experiência Profissional

• Ensino de Inglês 1º e 2º ciclo
• Psicóloga
• Coordenadora Pedagógica
• Assistente pedagógica em crianças com perturbação do espectro do autismo e problemas do desenvolvimento (Inglaterra)
• Técnica de Termalismo
• Formadora na área da prevenção e atuacao contra o bullying com crianças e jovens socialmente vulneráveis
• Animadora – ATL

Experiência como Formadora

Área de NEE:

• Formadora do curso de Intervenção Psicoterapêutica na Trissomia 21
• Formadora do curso de Técnico de Ação Educativa

Área da Psicologia:

• Formadora do curso de Intervenção Psicoterapêutica com base nas Psicoterapias de Apoio
• Formadora do curso Lidar com a Depressão
• Formadora do curso Gestão de Conflitos
• Formadora do curso de Programa de Suporte, Prevenção e Atuação
• Formadora do curso de Formação de Mentores

Área do Trabalho Social:

• Formadora do curso de Técnico de Geriatria
• Formadora do curso de Animador Sociocultural

Área da Hidroterapia:

• Formadora do curso de Técnico de SPA e Hidrobalneoterapia
• Formadora do curso de Hidroterapia

Área da Formação Pedagógica:

• Formadora de vários módulos do curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores B-Learning

Avaliações
Ainda não existem avaliações
Partilhar esta página
Poderá ter interesse em...