Área de Formação - Trabalho Social e Educação

UFCD 9185 – Cuidados de rotina diária e atividades promotoras do desenvolvimento da criança

O curso de Cuidados de rotina diária e atividades promotoras do desenvolvimento da criança, repouso e conforto da criança dos 0 aos 3 anos – regras básicas, foi desenvolvido de modo a dotar os formandos das competências, atitudes e capacidades adequadas e necessárias para identificar materiais lúdicos-didáticos e equipamentos para o exercício da atividade de ama, bem como planificar rotinas e atividades e desenvolvê-las no quotidiano das crianças na família e comunidade, e ainda reconhecer valores e princípios educativos na atividade de ama.

105,00 

Entrada Imediata
Duração de 1 mês
No formato de E-Learning
Carga horária de 25 horas

Por favor, preencha os dados abaixo para enviar a sua Pré Inscrição

Pré-requisitos
– Computador com acesso à Internet e programa Word do Microsoft Office ou semelhante

Destinatários do curso
Este curso é destinado a todos os interessados em adquirir/reciclar competências no âmbito dos conhecimentos acerca dos cuidados de rotina diária e atividades promotoras do desenvolvimento da criança.

Saídas Profissionais
O curso de Cuidados de rotina diária e atividades promotoras do desenvolvimento da criança é especialmente indicado para profissionais que trabalhem nesta área, ou estudantes que nela pretendam vir a trabalhar. Poderá também ser útil para quem auxilia os profissionais da área de modo a melhor compreenderem as suas tarefas e objetivos.

Objetivo Geral
No final da formação os formandos deverão estar capacitados para identificar materiais lúdicos-didáticos e equipamentos para o exercício da atividade de ama, bem como planificar rotinas e atividades e desenvolvê-las no quotidiano das crianças na família e comunidade, e ainda reconhecer valores e princípios educativos na atividade de ama.

Objetivos Específicos
– Identificar os materiais lúdico-didáticos e equipamentos necessários para o exercício da atividade de ama.
– Planificar as rotinas diárias e as atividades promotoras do desenvolvimento das crianças.
– Desenvolver as atividades lúdico-didáticas relacionando-as com o quotidiano das crianças na família e comunidade.
– Reconhecer a importância da integração dos valores e princípios educativos na atividade de ama.

Certificação
No final do curso os formandos aprovados receberão um certificado de formação emitido através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pela DGEEC (Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência). O certificado será emitido de acordo com o previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.
O Certificado de Qualificações é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

Vantagens de fazer Formação na nossa Entidade
– Formação Certificada e por isso dedutível em 30% nas despesas de IRS;
– Preço competitivo e pagamento em prestações;
– Experiência desde 2002.

Programa
• Formas de organização do espaço físico, do equipamento e material necessário ao exercício da atividade de ama
• Desenvolvimento das rotinas com as crianças
• Atividades promotoras do desenvolvimento com crianças dos 0 aos 3 anos
• Planeamento das rotinas diárias e das atividades promotoras do desenvolvimento
• Importância da garantia da continuidade das rotinas da criança na ama e na família
• Intencionalidade educativa no trabalho com crianças dos 0 aos 3 anos
• Estratégias de implementação das rotinas e atividades
• Regras e limites

Organização da Formação
Os cursos E-learning são organizados de modo a serem feitos totalmente à distância, estão disponíveis 24 horas por dia para que possa fazer o curso nos horários e locais por si definidos. Têm estrutura modular, sendo compostos por um ou vários módulos e não têm qualquer sessão presencial.
Na generalidade dos cursos, cada módulo é organizado de modo a tornar fácil a aprendizagem sendo normalmente constituídos por diversos tipos de materiais pedagógicos. Tipicamente em cada módulo irá encontrar:
– Uma introdução na qual são referidos os conteúdos a tratar, os materiais pedagógicos a utilizar e o tipo de avaliação no final.
– Um manual, em formato PDF, onde estão os conteúdos do módulo.
– Vídeos práticos explicativos das técnicas (quando necessário e possível).
– Outros documentos de apoio (Vídeos, links para sites, artigos, e-books, ou outros consoante o assunto)
– Exercícios práticos referentes aos conteúdos do módulo.
– Avaliação do módulo (Teste sumativo ou Proposta de Trabalho)
No início de cada curso, convidamos os formandos a utilizar a plataforma de aprendizagem com o apoio de um pequeno guia, contando, no entanto, com o apoio permanente da nossa equipa.
Durante o curso o formando é permanentemente acompanhado de modo a garantir o processo de aprendizagem. É promovido o contacto assíncrono (via e-mail ou por mensagem) de modo a esclarecer dúvidas e trocar conhecimentos ou experiências.

Modalidade de Formação
Este curso enquadra-se na modalidade de formação contínua certificada. Priorizamos metodologias dinâmicas e interativas para que o/a formando/a tenha um percurso formativo o mais didático possível, impedindo a sua desmotivação para a aprendizagem.
A avaliação das aprendizagens será efetuada pela análise do desenvolvimento de cada formando ao longo da ação.
No fim da formação também os formandos irão avaliar a formação, preenchendo os questionários de satisfação face às condições de realização da formação e face ao formador.
Também o formador avalia as condições de realização da formação e o grupo de formandos. Estes questionários são posteriormente alvo de análise e são utilizados para os processos de melhoria contínua.

Avaliações
Ainda não existem avaliações