O curso de Técnico de Ação Educativa ministrado pela FormAlgarve online, foi desenvolvido de acordo com o Catálogo Nacional de Qualificações.
Habilitação Mínima: 12.º ano
Carga Horária componente teórica: 1100 Horas
Carga Horária Componente Prática: À carga horária da formação tecnológica podem ser acrescidas 210 horas de formação prática em contexto de trabalho, sendo esta de caráter obrigatório para o adulto que não exerça atividade correspondente à saída profissional do curso frequentado ou uma atividade profissional numa área afim.
Duração: 9 meses
Preço: 9 x 115€
ÁREA DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO: 761 – Serviços de Apoio a Crianças e Jovens
DESCRIÇÃO DA QUALIFICAÇÃO: Cuidar, apoiar, vigiar e acompanhar crianças e jovens sob a orientação de outros profissionais, apoiando o planeamento, organização e execução de atividades do quotidiano, de tempos livres e ou pedagógicas, contribuindo para o desenvolvimento integral e bem-estar das crianças e jovens, no respeito pelos princípios de segurança e deontologia profissional.
OBSERVAÇÕES: Esta qualificação permite o acesso a uma profissão/atividade profissional regulamentada.
Formadoras:
Dra. Joana de Barros
Habilitações Académicas
Experiência Profissional
Experiência como Formadora
Formadora na área de NEE
Formadora na área da Psicologia
Formadora na área do Trabalho Social
Formadora na área da Hidroterapia
Formadora na área da Formação Pedagógica
Educadora Ana Rosendo
Habilitações Académicas
Experiência Profissional
Experiência como Formadora
Forma de Organização
O curso está organizado no formato e-learning com sessões síncronas e assíncronas: As sessões assíncronas, serão realizadas na nossa plataforma, de acordo c/ a sua disponibilidade diária de horário, não têm horário fixo e desenvolvem-se de acordo com o cronograma. Haverão também sessões síncronas (em direto com o formador), via ZOOM, em horário pós-laboral, a definir.
Na generalidade dos cursos, cada modulo é organizado de modo a tornar fácil a aprendizagem sendo normalmente constituídos por diversos tipos de materiais pedagógicos. Tipicamente em cada módulo irá encontrar:
No início de cada curso, convidamos os formandos a utilizar a plataforma de aprendizagem com o apoio de um pequeno guia, contando, no entanto, com o apoio permanente da nossa equipa.
Durante o curso o formando é permanentemente acompanhado de modo a garantir o processo de aprendizagem. É promovido o contacto assíncrono (via e-mail ou por mensagem) de modo a esclarecer dúvidas e trocar conhecimentos ou experiências.
Sobre o Curso
O curso é composto por 31 módulos para um total de 1000 horas de formação.
Pré-requisitos
– Computador com acesso à Internet.
Certificação
No final do curso os formandos aprovados receberão um certificado de formação emitido através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pela DGEEC (Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência). O certificado será emitido de acordo com o previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.
O Certificado de Qualificações é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
Destinatários do Curso/Saídas Profissionais
Este curso é destinado a todos os interessados desenvolver ou reciclar em competências técnicas nos cuidados com crianças em idade escolar e pré-escolar. O Técnico de Ação Educativa poderá exercer a sua atividade em Creches, Jardins de Infância, ATL’s, Colégios, Centros Comunitários, serviços de apoio domiciliário.
No geral, as principais atribuições do técnico de Ação Educativa são:
– Cuidar de crianças durante as suas atividades, refeições e horas de repouso
– Vigiar e orientar comportamentos e atividades
– Cuidar da higiene, vestuário, alimentação e acompanhamento em passeios, excursões e visitas
– Promover o desenvolvimento integral e harmonioso tanto de crianças com um desenvolvimento normal como de crianças com necessidades especiais de educação.
Objetivos Gerais:
Dotar os formandos de competências, atitudes e capacidades adequadas e necessárias para cuidar, apoiar, vigiar e acompanhar crianças e jovens sob a orientação de outros profissionais, apoiando o planeamento, organização e execução de atividades do quotidiano, de tempos livres e ou pedagógicas, contribuindo para o desenvolvimento integral e bem-estar das crianças e jovens, no respeito pelos princípios de segurança e deontologia profissional.
Objetivos Específicos:
a) Colaborar na planificação, organização e execução de atividades a desenvolver com as crianças e jovens em diferentes contextos de atuação
b) Colaborar com o/a responsável pelas atividades lúdicopedagógicas no seu planeamento e organização, em função das temáticas e dos conteúdos a desenvolver
c) Vigiar, acompanhar e apoiar crianças e jovens, no desenvolvimento das atividades previstas, garantindo e promovendo a sua segurança em todos os momentos
d) Acompanhar e apoiar crianças e jovens no desenvolvimento das atividades de higiene pessoal
e) Organizar refeições, bem como acompanhar e apoiar as crianças e jovens durante o período de refeições
f) Assegurar as condições de higiene, segurança e organização do local onde as crianças e jovens se encontram, bem como dos equipamentos e materiais utilizados.
g) Detetar e reportar superiormente eventuais problemas de saúde e de desenvolvimento ou outros respeitantes às rotinas diárias das crianças e jovens.
Programa
M1 | Ética e deontologia profissional no trabalho com crianças e jovens (UFCD 9631) | 25h | |||||||||||||||||
M2 | Ato Educativo – contexto e intervenientes (UFCD 10648) | 25h | |||||||||||||||||
M3 | Fundamentos de pedagogia (UFCD 10649) | 50h | |||||||||||||||||
M4 | Currículo e áreas de conteúdo educativo (UFCD 10650) | 25h | |||||||||||||||||
M5 | Atividades do quotidiano com crianças e jovens (UFCD 9639) | 25h | |||||||||||||||||
M6 | Respostas sociais e educativas para crianças e jovens (UFCD 9634) | 25h | |||||||||||||||||
M7 | Espaços Socioeducativos (UFCD 10651) | 25h | |||||||||||||||||
M8 | Projeto de Intervenção Pedagógica (UFCD 10652) | 50h | |||||||||||||||||
M9 | Planificação de atividades pedagógicas e gestão do tempo (UFCD 3282) | 50h | |||||||||||||||||
M10 | Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Específicas (UFCD 9649) | 50h | |||||||||||||||||
M11 | Literatura para a infância e juventude (UFCD 10653) | 25h | |||||||||||||||||
M12 | Técnicas de Animação para crianças e jovens (UFCD 9851) | 25h | |||||||||||||||||
M13 | Cuidados básicos de higiene em crianças e jovens (UFCD 9852) | 50h | |||||||||||||||||
M14 | Prestação de cuidados básicos- Alimentação (UFCD 8854) | 25h | |||||||||||||||||
M15 | Cuidados básicos de saúde primários para crianças e jovens (UFCD 9641) | 25h | |||||||||||||||||
M16 | Segurança e prevenção de acidentes com crianças e jovens (UFCD 9636) | 50h | |||||||||||||||||
M17 | Crescimento e desenvolvimento na infância (UFCD 10654) | 50h | |||||||||||||||||
M18 | Crescimento e desenvolvimento na adolescência (UFCD 10655) | 50h | |||||||||||||||||
M19 | Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (UFCD 9632) | 25h | |||||||||||||||||
M20 | Linguagem Plástica – elementos estruturantes (UFCD 10656) | 25h | |||||||||||||||||
M21 | Pintura e práticas de representação livre (UFCD 10657) | 25h | |||||||||||||||||
M22 | Recursos e materiais educativos (UFCD 10658) | 25h | |||||||||||||||||
M23 | Ficheiros de recursos educativos (UFCD 10659) | 25h | |||||||||||||||||
M24 | Atividades Lúdico-expressivas (UFCD 10660) | 25h | |||||||||||||||||
M25 | Técnicas de Manipulação de formas animadas (UFCD 10661) | 50h | |||||||||||||||||
M26 | Dinâmica Corporal (UFCD 10662) | 50h | |||||||||||||||||
M27 | Artes do espetáculo (UFCD 10663) | 25h | |||||||||||||||||
M28 | Instrumentos rítmicos (UFCD 10664) | 25h | |||||||||||||||||
M29 | Intervenção pedagógica com crianças e jovens com NEE (UFCD 9647) | 50h | |||||||||||||||||
M30 | Planeamento e desenvolvimento de atividades livres (UFCD 3287) | 50h | |||||||||||||||||
M31 | Comportamentos disfuncionais na criança e no jovem (UFCD 9640) | 50h |
Metodologia do curso
Este curso enquadra-se na modalidade de formação contínua certificada. Priorizamos metodologias dinâmicas e interativas por forma a que o/a formando/a tenha um percurso formativo o mais didático possível, impedindo a sua desmotivação para a aprendizagem.
A avaliação das aprendizagens será efetuada pela análise do desenvolvimento de cada formando ao longo da ação.
No fim da formação também os formandos irão avaliar a formação, preenchendo os questionários de satisfação face às condições de realização da formação e face ao formador.
Também o formador avalia as condições de realização da formação e o grupo de formandos. Estes questionários são posteriormente alvo de análise e são utilizados para os processos de melhoria contínua.
Vantagens de fazer Formação na nossa Entidade
– Formação Certificada e por isso dedutível em 30% nas despesas de IRS;
– Conteúdos disponíveis 24h/dia em qualquer local;
– Plataforma de formação à distância de fácil utilização;
– Preço competitivo e pagamento em prestações;
– Experiência desde 2002.
INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA COM BASE NAS PSICOTERAPIAS DE APOIO
PLANEAMENTO DE ATIVIDADES DE TEMPOS LIVRES
CURSO DE FORMAS DE INTERVENÇÃO PRECOCE EM CRIANÇAS COM NE
TRISSOMIA 21 – INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO PARA CRIANÇAS E JOVENS
COMPORTAMENTOS DISFUNCIONAIS NA CRIANÇA E JOVEM
GESTÃO PESSOAL E ORGANIZAÇÃO DO TEMPO
ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS
PRIMEIROS SOCORROS E SUPORTE BÁSICO DE VIDA
PREVENÇÃO E CONTROLO DE INFEÇÕES
CUIDADOS DURANTE E APÓS A GRAVIDEZ
INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA COM BASE NAS PSICOTERAPIAS DE APOIO
GESTÃO PESSOAL E ORGANIZAÇÃO DO TEMPO
ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS
PLANEAMENTO DE ATIVIDADES DE TEMPOS LIVRES
* Chamada para rede móvel nacional (números começados por 9)