Área de Formação - Formação de Formadores

Formação de Formadores + e-Formador

O curso de Formação Pedagógica Inicial de formadores em formato B-Learning é dirigido a todos os que pretendam adquirir o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) para exercer a atividade de formador. De acordo com a legislação em vigor, encontra-se determinada uma escolaridade mínima obrigatória, em função do ano de nascimento do titular dessas habilitações.
As aulas presenciais são em Faro

220,00 

Com início a 23 de Setembro
Duração de 2 Meses -
Data limite de inscrição até dia 10 de setembro, por razões legais.
No formato de B-Learning
Carga horária de 115 Horas

Por favor, preencha os dados abaixo para enviar a sua Pré Inscrição

Pré-requisitos

Computador com acesso à Internet, com câmara e Microfone e preenchimento de questionário de seleção.

Os interessados devem possuir como habilitação mínima o 9º ano de escolaridade. Para não licenciados é necessário uma declaração do próprio em como possui 5 anos de experiência profissional em determinada área.

Certificação

O curso é homologado pelo IEFP

Código de autorizações: Presencial C2059002 e B-Learning C2059003

Duração

Carga Horária: 115 horas – 90h CCP + 25h E-Formador

• Curso de Formação de Formadores (CCP), do total de 90 horas de curso, 49h são assíncronas* (sem horário fixo), 7h são síncronas e 34h serão presenciais.

• Curso de E-Formador, do total de 25horas de curso, 23h são assíncronas* (sem horário fixo) e 2h serão síncronas.

As sessões assíncronas* serão realizadas na nossa plataforma, de acordo c/ a sua disponibilidade diária de horário e de acordo com as datas do cronograma.

Modalidade de Formação

Formação Inicial

Saída Profissional

O curso de Formação de Formadores, antigamente designado por CAP, destina-se a todos os indivíduos motivados para o desenvolvimento de competências e aquisição de conhecimentos inerentes à função de Formador Certificado de Adultos.

Após o pagamento dos encargos procedimentais (50€ – pagos por referência bancárias à entidade IEFP e não incluídos no valor do curso)  é emitido o CCP – Certificado de Competências Pedagógicas de formador através da plataforma Netforce do IEFP sendo atribuído um nº de certificado.

• Curso de Formação de Formadores (CCP), do total de 90 horas de curso, 49h são assíncronas* (sem horário fixo), 7h são síncronas e 34h serão presenciais.

• Curso de E-Formador, do total de 25 horas de curso, 23h são assíncronas* (sem horário fixo) e 2h serão síncronas.

As sessões assíncronas* serão realizadas na nossa plataforma, de acordo c/ a sua disponibilidade diária de horário e de acordo com as datas do cronograma.

A avaliação das aprendizagens será efetuada pela análise do desenvolvimento de cada formando ao longo da ação. Em cada módulo será avaliado:

 

Participação e empenho nas sessões presenciais e à distância; simulações pedagógicas; teste sumativo; proposta de intervenção pedagógica.

No fim da formação também os formandos irão avaliar a formação, preenchendo os questionários de satisfação face às condições de realização da formação e face ao formador.

 

Também o formador avalia as condições de realização da formação e o grupo de formandos. Estes questionários são posteriormente alvo de análise e são utilizados para os processos de melhoria contínua.

Vantagens de fazer Formação na nossa Entidade

– Formação Certificada e por isso dedutível em 30% nas despesas de IRS;
– Conteúdos disponíveis 24h/dia em qualquer local;
– Plataforma de formação à distância de fácil utilização;
– Preço competitivo;
– Experiência desde 2002.

Objetivos Gerais

 O curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, visa promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a sua prática. Estas Competências situam-se ao nível da animação da formação e, também, no sentido alargado da sua função:

  1. Na conceção e elaboração de programas de formação e de materiais pedagógicos;
  2. Na gestão e coordenação de formação;
  3. No campo da investigação e da experimentação de novas abordagens e metodologias aplicadas a públicos e contextos diversificados, em várias modalidades de formação.

O programa foi concebido para que, no final da formação, os futuros formadores, sejam capazes de:

  1. Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal:
  2. Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação;
  3. Refletir sobre os sistemas de formação: Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.

Programa – Formação Pedagógica Inicial de Formadores

Módulo 1. Formador: Sistema, Contextos e Perfil – 10 horas B-Learning

Formador: Contextos de Intervenção ;

Aprendizagem, Criatividade e Empreendedorismo

Módulo 2. Simulação Pedagógica Inicial – 10 horas Presenciais

Preparação e Concretização das Simulações;

Análise e Projeto de Melhoria.

Módulo 3. Comunicação e Dinamização de Grupos Em Formação –  10h B-Learning

Comunicação e Comportamento Relacional;

Diversidade no Contexto de Formação.

Módulo 4. Metodologias e Estratégias Pedagógicas – 10 horas B-Learning

Métodos e Técnicas Pedagógicas;

Pedagogia e Aprendizagem Inclusiva e Diferenciada.

Módulo 5. Operacionalização da Formação: do Plano à Ação – 10 horas B-Learning

Competências e Objetivos Operacionais;

Desenho do Processo de Formação / Aprendizagem.

Módulo 6. Recursos Didáticos e Multimédia – 10 horas B-Learning

Exploração de Recursos Didáticos;

Construção de Apresentações Multimédia.

Módulo 7. Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem -10 horas B-Learning

Plataformas: Finalidades e Funcionalidades;

Comunidades Virtuais de Aprendizagem

Módulo 8. Avaliação da Formação e das Aprendizagens – 10 horas B-Learning

Avaliação Quantitativa e Qualitativa;

Avaliação: da Formação ao Contexto de Trabalho.

Módulo 9. Simulação Pedagógica Final – 10 horas Presenciais

Preparação e Concretização das Simulações;

Análise e Prospetiva Técnico Pedagógica.

Programa – E-Formador

Módulo 1. Introdução ao Ensino a Distância 

Noção de e–Learning e de Ensino a Distância;

A visão sobre o e-Learning;

Educação a Distância vs. Formação a Distância;

Vantagens e Desvantagens do e-Learning;

O e-Learning em Portugal e no Mundo.

Módulo 2. Perfil do e-Formador

O que é a tutoria em Formação a Distância;

Modelos de Aprendizagem aplicados ao Ensino a Distância

Qualidades e competências do e-Formador.

Módulo 3. Métodos e Técnicas no Ensino à Distância 

Recursos didáticos: como e quando usar?;

Tipos de recursos a utilizar na Formação;

O papel das tecnologias na Educação;

A evolução das tecnologias e dos recursos educativos.

Módulo 4. Prática Orientada no Moodle

Caraterísticas principais de um curso e –Learning;

Cuidados a ter na elaboração de recursos multimédia;

Fases da conceção de um Curso em e-Learning: da planificação à avaliação.

Módulo 5. Trabalho de Implementação Pedagógica

Trabalho final de implementação pedagógica, em que cada formando tem acesso a um curso base na plataforma Moodle com o papel de Professor/Formador

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